Ssk Análises / Por Gerson Christensen
No artigo passado, eu comentei sobre as estratégias de mercado diante dos nossos desafios que o COVID nos impôs.
4 possíveis estratégias de mercado:
Tópicos neste artigo:
- Penetração de Mercado
- Desenvolvimento de Mercado
- Desenvolvimento de Produto
- Diversificação
Uma rápida enquete feita por mim, aponta as seguintes estratégias utilizadas:
- Penetração de Mercado – 53%
- Desenvolvimento de Mercado – 20%
- Desenvolvimento de Produto – 7%
- Diversificação – 20%
Todo plano estratégico necessita de informações.
Confesso que muitas delas estão disponíveis dentro das empresas. Contudo, nem sempre estão organizadas e acessíveis. Além disto, há informações que necessitam ser levantadas no mercado.
Mas, quais tipos de informações são necessárias para elaborar um plano estratégico?
Não tenho a intenção de esgotar as possibilidades de informações necessárias. Mas, diante das demandas que recebo na SSK, posso indicar as informações mais procuradas pelas empresas:
- Market share
- Análise de concorrência
- Jornada de compras
- Satisfação e NPS
- Pricing
- Potencial de mercado
- Análise SWOT
- Escolha de fornecedor
- Aceitação de produto/serviço
- Imagem de Marca
Cada uma delas pode ser utilizada em cada uma das estratégias de mercado definidas pelas empresas.
SSK Análises – Empresa de Pesquisa de Mercado
Para saber mais, entre em contato com a equipe da SSK Análises – Empresa de Pesquisa de Mercado ainda hoje. Nós o ajudaremos a entender melhor as diferenças e distinções entre pesquisa quantitativa e qualitativa.
Nosso objetivo é guiá-lo para a abordagem ideal para seus objetivos de negócios e necessidades de pesquisa.
Como na sua empresa são definidas as informações necessárias?
Comentem!