Negociação com Fornecedores: Os pilares para uma boa relação

imagem de um fornecedor
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O sucesso de um negócio está atrelado a diversas partes como por exemplo os clientes, gestores, administradores e fornecedores.

Uma empresa depende de fornecedores para entregar a demanda dos clientes e consequentemente, vender mais. Ao mesmo tempo, se você não consegue um bom valor de negociação, acaba tendo que repassar seus produtos mais caros.

Por isso, é preciso saber negociar. Mas não se preocupe, preparamos esse artigo com algumas dicas para que o seu negócio cresça ainda mais com bons fornecedores.

Boa leitura!

O que são fornecedores?

Os fornecedores são pessoas ou empresas responsáveis pelo abastecimento de mercadorias para os negócios.

Para que um comércio funcione, por exemplo, são necessários diversos fornecedores para que aquele espaço esteja cheio de produtos para os clientes escolherem.

Dicas de como negociar com fornecedores

Como falamos anteriormente, um fornecedor influencia e muito no rumo da empresa. Saiba o que fazer para ter sucesso com os fornecedores:

Buscar bons fornecedores

A primeira etapa quando falamos em fornecedores, é saber buscar bons profissionais no mercado que possam fornecer o que você precisa, dentro do tempo certo e pelo preço justo.

Você vai conseguir uma boa lista de fornecedores fazendo pesquisas de mercado, tendo noção de como estão os preços, para assim encontrar a melhor opção para o seu negócio.

Onde encontrar fornecedores?

A busca por fornecedores vai depender do segmento da sua empresa, algumas áreas de negócio possuem mais opções, outras menos. Veja algumas dicas:

  • Peça indicação de colegas da área;
  • Faça pesquisas na internet;
  • Entre em contato com fabricantes;
  • Participe de eventos do segmento.

Essas são só algumas das formas de encontrar fornecedores para a sua empresa, no começo pode ser mais difícil mas depois de um tempo de negócio, os fornecedores vão até você.

Ofereça possibilidades de negociação

A fase de negociação é muito importante, afinal ela vai definir quanto você vai pagar e quanto de mercadoria você vai receber. É preciso saber negociar preços, prazos e quantidades, principalmente quando se trata da primeira compra.

Para conseguir menores valores por mais benefícios, é necessário ter mais possibilidades de pagamentos. Por exemplo, uma compra à vista pode ser muito mais vantajosa, pois geralmente os descontos são maiores do que no parcelamento.

A dica para as empresas que demoram para receber o pagamento de seus clientes, é investir em uma securitizadora em Curitiba, essa é uma opção que permite a antecipação de recebíveis e com isso, um maior capital de giro para negociação.

Tenha um bom relacionamento

cliente e fornecedor em negociação

Após encontrar o fornecedor ideal, que atende às suas necessidades e oferece boas opções de negociação, é preciso mantê-lo.

Por isso, um bom relacionamento com os fornecedores faz parte de como negociar bem. Assim, você mantém a qualidade, a demanda de seus clientes e abre para cada vez mais possibilidades de negociação.

Saiba expor suas necessidades

Um bom relacionamento representa também uma troca entre as suas necessidades e as necessidades do fornecedor. Por isso, é importante que sejam expostas quais são as exigências e desejos de ambas as partes.

É preciso que haja planejamento em relação a prazos de entrega, quantidades e qualidade. Para que então, não haja surpresas desagradáveis e nem estresse.

Conclusão

Diante de tudo que foi exposto aqui, ficou claro a importância de uma boa negociação com seus fornecedores.

No início pode ser difícil encontrar os parceiros certos, mas com o tempo isso vai acontecendo de forma natural, eles mesmo fazem propostas para a sua empresa.

SSK Análises – Empresa de Pesquisa de Mercado

Para saber mais, entre em contato com a equipe da SSK Análises – Empresa de Pesquisa de Mercado ainda hoje. Nós o ajudaremos a entender melhor as diferenças e distinções entre pesquisa quantitativa e qualitativa.

Nosso objetivo é guiá-lo para a abordagem ideal para seus objetivos de negócios e necessidades de pesquisa.

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