O que é Business Intelligence

analista de dados com um gráfico na mão
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

De fato, a inteligência de negócios usa a ajudar de dados das empresas a navegar nas decisões. Depois de ter as habilidades necessárias, existem vários caminhos que você pode seguir para se tornar um.

O que um analista de inteligência de negócios faz?

Um analista de inteligência de negócios, também conhecido como analista de BI, usa dados e outras informações para ajudar as organizações a tomarem decisões de negócios sólidas.

Embora as descrições exatas de funções possam variar, a função de um analista de business intelligence pode ser amplamente dividida em três partes:

Dividindo os principais dados de negócios: Um analista de inteligência de negócios pode reunir, limpar e analisar dados como receita, vendas, informações de mercado ou métricas de engajamento do cliente de uma empresa.

Os analistas de BI também podem ser solicitados a programar ferramentas e modelos de dados para ajudar a visualizar ou monitorar os dados.

Interpretar os dados: Encontrar padrões ou ver áreas nos dados que sinalizam um potencial de melhoria nas práticas de negócios é uma parte fundamental do trabalho de um analista de BI.

Por exemplo, um analista de BI pode analisar tendências de mercado para entender como uma empresa pode precisar adaptar seu produto.

Compartilhando descobertas: O compartilhamento de descobertas pode incluir qualquer coisa, desde a visualização de dados em gráficos e diagramas, até a montagem de relatórios e apresentação na frente de outras equipes ou clientes.

Os analistas de inteligência de negócios também farão recomendações para melhorar ou expandir os negócios com base em suas descobertas.

Como ser um analista de Business Intelligence

Aqui estão as habilidades que um analista de BI normalmente possui e os caminhos que você pode seguir para adquiri-las.

Ferramentas de banco de dados: Trabalhar com dados será uma parte fundamental do seu trabalho. Saber como gerenciar dados usando ferramentas de dados comuns, como Excel e SQL, é essencial.

Familiaridade com ferramentas de análise de dados que oferecem soluções de aprendizado de máquina também se tornou uma habilidade cada vez mais procurada entre os analistas de BI.

Visualização de dados: o conhecimento de serviços como Tableau e Power BI são frequentemente citados nas descrições de cargos como habilidades importantes. Essas ferramentas ajudam a criar gráficos e outras visualizações de dados.

Linguagens de codificação: como analista de BI, você pode ser solicitado a criar sistemas ou processos para ajudar a analisar dados e monitorar aspectos-chave do negócio. Familiaridade com linguagens de codificação como Python, Java ou R é frequentemente procurada em listas de empregos.

Conhecimento financeiro e de negócios: um bom entendimento das práticas de negócios e finanças será fundamental para fornecer insights sobre como melhorar os negócios.

Comunicação: Um analista de inteligência de negócios costuma falar na frente de equipes ou criar relatórios escritos para compartilhar descobertas. Ter as habilidades de comunicação escrita e verbal para sintetizar pesquisas e recomendações costuma ser fundamental para a função.

Tornando-se um analista de inteligência de negócios

Existem vários caminhos que você pode seguir para se tornar um analista de inteligência de negócios.

Certificados profissionais ou cursos online: um certificado ou curso profissional são boas maneiras de desenvolver as habilidades necessárias, como análise de dados ou familiaridade com o Power BI.

Frequentemente, sem a necessidade de experiência anterior relacionada, os certificados ou cursos online podem oferecer a flexibilidade necessária para aprender um novo campo sem atrapalhar sua vida.

Você também pode se tornar um Certified Business Intelligence Professional (CBIP) se tiver dois ou mais anos de experiência em sistemas de informação de computador, modelagem de dados, análise de sistemas ou um campo relacionado.

Tem interesse em certificações, mas não sabe por onde começar?

Leia uma lista de certificações de SQL e banco de dados. Você também pode considerar o certificado profissional do Google em análise de dados.

Bacharelado: O bacharelado pode oferecer a você as habilidades técnicas e de pensamento crítico necessárias a um analista de BI. Concentre seus estudos em um campo quantitativo, como finanças, matemática ou ciência de dados.

Mestrados: Um mestrado pode se basear em sua experiência e educação anteriores para colocá-lo na função de analista de inteligência de negócios. É uma boa ideia levar em consideração sua experiência anterior ao decidir qual área é melhor para o seu mestrado.

Se você já trabalhou em negócios por vários anos e precisa de um conhecimento mais sólido em dados, um mestrado em ciência de dados pode atender às suas necessidades.

Se você tem um conhecimento sólido de análise de dados, mas precisa de um melhor entendimento de negócios, um programa de MBA com foco em análise de negócios pode ser o que você está procurando.

Os analistas de inteligência de negócios usam suas habilidades de pensamento crítico e habilidades quantitativas para ajudar os negócios a melhorar e prosperar.

Como os dados desempenham um papel cada vez mais importante em nossa vida cotidiana, os analistas de BI provavelmente serão cruciais para as operações de negócios nos próximos anos.

SSK Análises – Empresa de Pesquisa de Mercado

Para saber mais, entre em contato com a equipe da SSK Análises – Empresa de Pesquisa de Mercado ainda hoje. Nós o ajudaremos a entender melhor as diferenças e distinções entre pesquisa quantitativa e qualitativa.

Nosso objetivo é guiá-lo para a abordagem ideal para seus objetivos de negócios e necessidades de pesquisa.

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Envie uma mensagem

Nós Respondemos em Até 24h

contatos

Telefone & email

Ligue Agora

+55 11 3192-3880

Whatsapp

+55 11 98442-8128