Pesquisa de mercado b2b

Somos especialistas em pesquisa de mercado B2B.

Nós damos todo o suporte para determinar as melhores metodologias de pesquisa para obter as informações necessárias. Basta apresentar sua necessidade e nós iremos auxiliar no melhor modelo de pesquisa, sempre buscando a melhor relação custo-benefício.

As necessidades de informações mais
comuns que nossos clientes buscam são:

Nós mensuramos o tamanho do mercado para produtos e serviços novos, existentes ou a serem desenvolvidos/lançados. Além do tamanho do mercado, nós determinamos qual a participação de mercado dos principais players. Além do potencial, podemos avaliar a tendência de crescimento do mercado, estabelecendo, em conjunto, as possíveis estratégias para obter uma participação maior deste mercado.

Nós fazemos um Raio-X dos concorrentes, trazendo informações como a forma de atuação no mercado, argumentação de vendas utilizada, estrutura comercial (número de vendedores, matriz e filiais, etc.), produtos e serviços oferecidos, políticas comerciais praticadas, incentivos para o público interno e externo, principais clientes, entre outras informações.

Cada mercado possui processos diferenciados acerca dos fatores mais importantes para se contratar um fornecedor ou comprar um produto/serviço: atendimento, assistência técnica, pós- venda, preço. À exceção de commodities, o preço quase nunca é o primeiro fator. Nós identificamos quais são os fatores que balizam os fornecedores para que sua empresa possa dar foco no que realmente convence o cliente.

Para que um produto/serviço seja comprado, ele precisa, primeiramente, ser conhecido e reconhecido como candidato ao cargo de fornecedor. Para isto, medimos o quanto uma marca/empresa é conhecida e o quanto ela é considerada no momento da compra.

Qual o preço praticado pelos concorrentes? Como sua empresa está posicionada no mercado pela ótica do preço?. 

Nós atuamos na análise dos preços, bem como a elasticidade de preço, assessorando o cliente na busca da melhor relação preço-volume.

a. Método de Net Promoter Score
b. Satisfação geral e por setor/serviço/produto
c. Melhorias necessárias

Nós identificamos os caminhos percorridos pelo comprador/tomador de decisão do momento da necessidade até a conclusão da compra . Também identificamos o Centro de Compras das empresas, isto é: quem é o decisor, o comprador, o usuário e influenciador. Para cada personagem do Centro de Compras, identificamos quais os melhores canais de comunicação que influenciam em suas decisões e percepções.

METODOLOGIAS DE
PESQUISA DE MERCADO

Para obter as informações desejadas e necessárias, nós combinamos metodologias de pesquisa
e técnicas para alcançar as informações necessárias.

As metodologias podem ser:

Quando o objetivo é mensurar e determinar a informação em números, a pesquisa é realizada através de questionários estruturados com perguntas abertas (respostas através de textos) ou perguntas fechadas com resposta única, múltipla escolha, classificatória, entre outras. As pesquisas quantitativas podem ser realizadas através de entrevistas por telefone, presencial ou por meio eletrônico (links para autopreenchimento pelo entrevistado).

Quando o objetivo é compreender o comportamento, a percepção e outros fatores subjetivos.

Normalmente, utilizam-se técnicas como Entrevistas em Profundidade ou Discussão em Grupo. Em geral, as entrevistas em profundidade são as mais utilizadas para pesquisas B2B.

Um exemplo de uso da pesquisa qualitativa é a construção da JORNADA DE COMPRAS.

A Análise Heurística consiste em obter a opinião e percepção dos consumidores acerca da sua interação com o equipamento (análise de interface).  A metodologia desenvolvida por Jakob Nielsen e Rolf Molich. 

Um pequeno grupo de especialistas ou, no caso, de consumidores (entre 3 e 5 pessoas) analisa e interage com o equipamento e procura por problemas que violem os princípios gerais, ou seja, os princípios heurísticos de usabilidade. 

A avaliação do problema é feita de acordo com a combinação de 3 fatores:

  • Frequência – comum ou raro
  • Impacto – contornável ou não sob a ótica do usuário
  • Persistência – uma vez o problema contornado, o usuário seguirá sem problemas ou será incomodado todas as vezes em que se deparar com ele

As pesquisas exploratória ordem ser consideradas as menos estruturadas. 

Esta metodologia é qualitativa, porém sem um roteiro pré-definido. O entrevistador deve ter a habilidade e o conhecimento necessários para conduzir uma “conversa”.

Outros serviços

Comportamento, Jornada de Compra, Cliente Oculto.

Cadastro, Contato, Agendamento, Propostas.

Cadastro, Contato, Perfil, Homologação, RFP.

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