Pesquisa de mercado b2c

Pesquisa de Mercado B2C

Uma boa comunicação com consumidores depende de conhecê-los cada vez mais.Identificar os Hábitos de Consumo, Jornada de Compras, Tendência de Consumo, Processo de Escolha de um Produto, Serviço ou Marca, Impacto do Preço na Decisão de Compra, Canais de Compra Desejados, são extremamente importantes para a estratégia da sua marca.

As necessidades de informações mais
comuns que nossos clientes buscam são:

Nós mensuramos o Potencial de Mercado para produtos e serviços novos, existentes ou a serem desenvolvidos/lançados, permitindo que sua empresa compreenda o potencial de mercado a ser explorado.
Identificamos a Participação de Mercado (Market Share) da sua empresa e/ou dos principais competidores do mercado.
Analisamos a Tendência de Crescimento do Mercado, estabelecendo, em conjunto, as possíveis estratégias para obter uma participação maior deste mercado.

Quais os atributos positivos e negativos de um produto ou serviço são medidos através de metodologias qualitativas. Muito utilizada antes do lançamento de um produto ou na necessidade de reformulação.

Compreender a Jornada de Compra do consumidor é compreender os caminhos percorridos na mente e na ação do momento da necessidade até a conclusão da compra: caminhos percorridos, canais e informações, influencers, momento de decisão, impacto do ponto de venda na decisão, entre outros assuntos.

Nós fazemos um Raio-X dos concorrentes, trazendo informações como a forma de atuação no mercado, argumentação de vendas utilizada, estrutura comercial (número de vendedores, matriz e filiais, etc.), produtos e serviços oferecidos, políticas comerciais praticadas, incentivos para o público interno e externo, principais clientes, entre outras informações.

Para que um produto/serviço seja comprado, ele precisa, primeiramente, ser conhecido e reconhecido como candidato a ser consumido. Para isto, medimos o quanto uma marca/empresa é conhecida e o quanto ela é considerada no momento da compra.

Qual o preço praticado pelos concorrentes? Como sua empresa está posicionada no mercado pela ótica do preço? Nós atuamos na análise dos preços, bem como a elasticidade de preço, assessorando o cliente na busca da melhor relação preço-volume.

a. Método de Net Promoter Score

b. Satisfação geral e por setor/serviço/produto

c. Melhorias necessárias

METODOLOGIAS
DE PESQUISA DE MERCADO

Para obter as informações desejadas e necessárias, nós combinamos metodologias de pesquisa
e técnicas para alcançar as informações necessárias.

As Metodologias Podem Ser:

Quando o objetivo é mensurar e determinar em números a informação. Normalmente, é realizada através de questionários estruturados com perguntas abertas (respostas através de textos) ou perguntas fechadas com resposta única, múltipla escolha, classificatória, entre outras. As pesquisas quantitativas podem ser realizadas através de entrevistas por telefone, presencial ou por meio eletrônico (links para autopreenchimento pelo entrevistado).

Cada vez mais utilizado, o Painel de Consumidores é uma forma de realizar pesquisas rápidas com valores mais acessíveis, em alguns casos. Contamos com parceiros que possuem painéis de consumidores no Brasil e na América Latina.

Quando o objetivo é compreender o comportamento, a percepção e outros fatores subjetivos. Normalmente, utilizam-se técnicas como entrevistas em profundidade ou Discussão em Grupo. Um exemplo de uso da pesquisa qualitativa é a construção da JORNADA DE COMPRAS.

São metodologias qualitativas:

  • Discussão em Grupo – reúne-se pessoas em uma sala de espelho e por meio de um roteiro de assuntos, o moderador conduz os consumidores a debaterem sobre cada assunto.

     

  • Discussão em Grupo Online – cada vez mais aceita, possui a mesma característica que a discussão presencial, com algumas particularidades como perfil de consumidor, quantidade de consumidores participantes e tempo máximo de grupo.

     

  • Pesquisas em Profundidade – são entrevistas individuais com maior profundidade acerca dos hábitos e percepções do consumidor. Por meio de um roteiro de assuntos, o entrevistador conduz o consumidor a debater sobre cada assunto.

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As pesquisas exploratórias podem ser consideradas com uma das mais estruturadas. Considerada uma pesquisa qualitativa, porém sem um roteiro pré-definido. O entrevistador deve ter a habilidade e o conhecimento necessários para conduzir uma “conversa”.

A Análise Heurística consiste em obter a opinião e percepção dos consumidores acerca da sua interação com o equipamento (análise de interface).

A metodologia desenvolvida por Jakob Nielsen e Rolf Molich. Um pequeno grupo de especialistas ou, no caso, de consumidores (entre 3 e 5 pessoas) analisa e interage com o equipamento e procura por problemas que violem os princípios gerais, ou seja, os princípios heurísticos de usabilidade.

A avaliação do problema é feita de acordo com a combinação de 3 fatores:

  • Frequência – comum ou raro
  • Impacto – contornável ou não sob a ótica do usuário
  • Persistência – uma vez o problema contornado, o usuário seguirá sem problemas ou será incomodado todas as vezes em que se deparar com ele

Metodologia muito utilizada no mercado B2C. A partir do perfil padrão dos produtos e serviços dos consumidores, nós contratamos e treinamos pesquisadores profissionais para avaliar o ponto de venda, atendimento, assistência técnica e outros pontos de contato do consumidor com a empresa.

Muito importante nesta metodologia é ter pesquisadores profissionais os quais excluirão suas próprias percepções e experiências em relação ao objeto de análise, evitando avaliações subjetivas e, portanto, viesadas.

Outros serviços

Potencial de Mercado, Concorrência, Satisfação.

Cadastro, contato, agendamento, propostas.

Cadastro, Contato, Perfil, Homologação, RFP.

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