Pesquisa Mercantológica para alavancar o seu Negócio!

PROFESSOR E ALUNO

Começar um novo empreendimento traz inúmeras dúvidas e incertezas, por isso que é tão importante realizar uma pesquisa de mercado e conhecer o seu público e as principais tendências. Mas como realiza-la? 

Uma pesquisa de mercado serve para orientar o empreendedor na definição de estratégias, a partir de uma coleta de dados. Hoje em dia, a internet é uma ferramenta indispensável para uma boa pesquisa de mercado, por exemplo: google trends, google analytics e Facebook insights. 

Através do google analytics torna-se possível conhecer melhor o público que acessa o site da empresa, quem são os visitantes e o desempenho do seu site em comparação aos demais concorrentes.

Entender que uma pesquisa de mercado não é exclusiva para grandes empresas e que o seu micro empreendimento também será beneficiado com ela, é um passo significativo em busca do sucesso. 

As Principais Vantagens da Pesquisas Mercadológicas: 

  1. Conhecer o seu público e direcionar as suas vendas, através de uma comunicação clara;
  2. Entender as estratégias dos concorrentes, além de que saber as ações do seu concorrente é uma forma bastante eficaz para seus insights; 
  3. Analisar como está o mercado em que está inserido, por exemplo a disponibilidade e desempenho dos que trabalham com o mesmo produto ou serviço.

Como já sabemos, temos diversas ferramentas para a realização de levantamento de dados, sendo que muitas destas não possuem custo para o uso! Falaremos a seguir sugestões de ferramentas e os seus usos:  

Para levantamento de dados e métricas: Os dados são fontes confiáveis e transformados em resultados positivos para empresa rapidamente. Alguns sites conseguem oferecer com precisão estas informações, referências em conteúds e orientações relacionados ao empreendedorismo: 

  1. Think with Google
  2. Sebrae 

Existem também algumas plataformas que facilitam a análise da concorrência, mostrando de forma mais clara e especifica o seu mercado: 

  1. Website Grader;
  2. Buzzsumo;
  3. SEMrush

Outra questão importante em uma análise de mercado é a entrevista com os clientes, saber as opiniões do seu consumidor ou potencial cliente, garante a você fontes ricas de informações que acrescentarão em sua empresa. Para tanto, formulários de pesquisa é um caminho! 

1-Opinion Box
2-Typeform
3-SurveyMonkey

Meios que você poderá utilizar para formular os questionários aos seus clientes e construir estratégias de vendas a partir daí. 

Mas antes de iniciar a sua pesquisa de mercado, planeje-se da seguinte forma: 

  1. Defina o objetivo da pesquisa: quais informações você precisa? Definição de qualidade dos produtos? Quais são as variedades? Qual o melhor preço?
  2. Estabeleça o seu público-alvo: Qual o perfil do seu consumidor? O público precisa ser determinado de acordo com o objetivo da pesquisa. 
  3. Qual é a abrangência da sua pesquisa, ou seja, quantas pessoas deverão responde-la? 
  4. Elabore as perguntas de forma simples, diretas e imparciais com perguntas testadas anteriormente. 
  5. Tabule os resultados através das análises da pesquisa. 

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Ao lançar um produto no mercado é fundamental a análise do lançamento, ou seja, verificar com cautela os resultados dos dados levantados na pesquisa e assim mencionar a aceitação dos potenciais consumidores, por isso a necessidade da imparcialidade é fundamental, não vale opiniões de pessoas próximas.

A decisão de compra de um produto ou serviço é feita pelo consumidor a partir da necessidade de resolver um problema, ou seja, o consumidor antes de tornar-se cliente passa pelas etapas: 

  1. Reconhecer o problema;
  2. Buscar a resolução;
  3. Estudar as alternativas de mercado; 
  4. Avaliar o produto pós-compra. 

Agora que já você conhece as principais ferramentas de pesquisa de mercado, você sente-se apto para sua próxima pesquisa de mercado? As respostas de suas pesquisas pode ser o que você estava precisando para tornar-se um empreendedor de sucesso, conte conosco! Mas se quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato com a equipe da SSK que nós o ajudaremos. 

SSK Análises – Empresa de Pesquisa de Mercado

Para saber mais, entre em contato com a equipe da SSK Análises – Empresa de Pesquisa de Mercado ainda hoje. Nós o ajudaremos a entender melhor as diferenças e distinções entre pesquisa quantitativa e qualitativa. Nosso objetivo é guiá-lo para a abordagem ideal para seus objetivos de negócios e necessidades de pesquisa.

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