Começar um novo empreendimento traz inúmeras dúvidas e incertezas, por isso que é tão importante realizar uma pesquisa de mercado e conhecer o seu público e as principais tendências. Mas como realiza-la?
Uma pesquisa de mercado serve para orientar o empreendedor na definição de estratégias, a partir de uma coleta de dados. Hoje em dia, a internet é uma ferramenta indispensável para uma boa pesquisa de mercado, por exemplo: google trends, google analytics e Facebook insights.
Através do google analytics torna-se possível conhecer melhor o público que acessa o site da empresa, quem são os visitantes e o desempenho do seu site em comparação aos demais concorrentes.
Entender que uma pesquisa de mercado não é exclusiva para grandes empresas e que o seu micro empreendimento também será beneficiado com ela, é um passo significativo em busca do sucesso.
As Principais Vantagens da Pesquisas Mercadológicas:
Tópicos neste artigo:
- Conhecer o seu público e direcionar as suas vendas, através de uma comunicação clara;
- Entender as estratégias dos concorrentes, além de que saber as ações do seu concorrente é uma forma bastante eficaz para seus insights;
- Analisar como está o mercado em que está inserido, por exemplo a disponibilidade e desempenho dos que trabalham com o mesmo produto ou serviço.
Como já sabemos, temos diversas ferramentas para a realização de levantamento de dados, sendo que muitas destas não possuem custo para o uso! Falaremos a seguir sugestões de ferramentas e os seus usos:
Para levantamento de dados e métricas: Os dados são fontes confiáveis e transformados em resultados positivos para empresa rapidamente. Alguns sites conseguem oferecer com precisão estas informações, referências em conteúds e orientações relacionados ao empreendedorismo:
- Think with Google
- Sebrae
Existem também algumas plataformas que facilitam a análise da concorrência, mostrando de forma mais clara e especifica o seu mercado:
- Website Grader;
- Buzzsumo;
- SEMrush
Outra questão importante em uma análise de mercado é a entrevista com os clientes, saber as opiniões do seu consumidor ou potencial cliente, garante a você fontes ricas de informações que acrescentarão em sua empresa. Para tanto, formulários de pesquisa é um caminho!
1-Opinion Box
2-Typeform
3-SurveyMonkey
Meios que você poderá utilizar para formular os questionários aos seus clientes e construir estratégias de vendas a partir daí.
Mas antes de iniciar a sua pesquisa de mercado, planeje-se da seguinte forma:
- Defina o objetivo da pesquisa: quais informações você precisa? Definição de qualidade dos produtos? Quais são as variedades? Qual o melhor preço?
- Estabeleça o seu público-alvo: Qual o perfil do seu consumidor? O público precisa ser determinado de acordo com o objetivo da pesquisa.
- Qual é a abrangência da sua pesquisa, ou seja, quantas pessoas deverão responde-la?
- Elabore as perguntas de forma simples, diretas e imparciais com perguntas testadas anteriormente.
- Tabule os resultados através das análises da pesquisa.
Leia também:
- Você Sabe O Que É Pesquisa De Mercado?
- Pesquisas De Mercado Mais Utilizadas No Mundo Dos Negócios
- Por Que É Tão Importante Realizar Uma Pesquisa De Mercado?
- O Que É Business Intelligence
- Tipos De Pesquisa De Mercado E Por Que Devo Saber?
Ao lançar um produto no mercado é fundamental a análise do lançamento, ou seja, verificar com cautela os resultados dos dados levantados na pesquisa e assim mencionar a aceitação dos potenciais consumidores, por isso a necessidade da imparcialidade é fundamental, não vale opiniões de pessoas próximas.
A decisão de compra de um produto ou serviço é feita pelo consumidor a partir da necessidade de resolver um problema, ou seja, o consumidor antes de tornar-se cliente passa pelas etapas:
- Reconhecer o problema;
- Buscar a resolução;
- Estudar as alternativas de mercado;
- Avaliar o produto pós-compra.
Agora que já você conhece as principais ferramentas de pesquisa de mercado, você sente-se apto para sua próxima pesquisa de mercado? As respostas de suas pesquisas pode ser o que você estava precisando para tornar-se um empreendedor de sucesso, conte conosco! Mas se quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato com a equipe da SSK que nós o ajudaremos.
SSK Análises – Empresa de Pesquisa de Mercado
Para saber mais, entre em contato com a equipe da SSK Análises – Empresa de Pesquisa de Mercado ainda hoje. Nós o ajudaremos a entender melhor as diferenças e distinções entre pesquisa quantitativa e qualitativa. Nosso objetivo é guiá-lo para a abordagem ideal para seus objetivos de negócios e necessidades de pesquisa.