Pesquisa Quantitativa vs Qualitativa: Qual é a melhor para sua empresa?

imagem de uma mulher analisando dados de pesquisas qualitativas e quantitativas
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

Embora existam muitas decisões importantes a serem tomadas ao planejar um esforço de pesquisa de mercado, uma das mais cruciais é realizar pesquisas de mercado qualitativas ou quantitativas.

Em resumo, a pesquisa de mercado quantitativa se refere ao processo de coleta de grandes quantidades de dados por meio de pesquisas, questionários e métodos de votação.

Por outro lado, a pesquisa de mercado qualitativa envolve determinar a motivação do cliente por meio de observação atenta – normalmente em um pequeno grupo ou em um encontro pessoal.

O que torna a decisão entre os dois ainda mais complicada é que muitas das pessoas que realizam pesquisas de mercado – seja para seus empregadores ou como consultores – não têm conhecimento profundo em ambas as metodologias.

Como tal, eles ficam com aquele com o qual estão familiarizados, independentemente de ser a melhor opção. Mesmo que sua prática integre métodos quantitativos e qualitativos em sua abordagem, ainda pode haver um viés em direção a certas estratégias e táticas – o que, em última análise, torna os resultados em qualquer lugar de menos do que o ideal a completamente enganosos.

A única maneira de evitar seguir o caminho errado – e minar o esforço de pesquisa de mercado e o investimento – é determinar objetivamente se uma abordagem quantitativa, qualitativa ou integrada (e em caso afirmativo, em que proporção e para qual finalidade) É necessário.

Abaixo estão algumas diretrizes de alto nível para direcionar esta decisão extremamente importante.

Pesquisa Quantitativa


O objetivo da pesquisa quantitativa é reunir fatos e estatísticas confiáveis ​​e padronizados para orientar as principais questões de negócios, como “Existe um mercado forte para o nosso produto?” ou “Quantos de nossos clientes-alvo se importam com esse benefício?”

Freqüentemente, os dados quantitativos da pesquisa primária são capturados por meio de pesquisas e questionários. Os métodos de coleta de dados quantitativos geralmente dependem de perguntas fechadas para gerar insights.

O conjunto de respondentes da pesquisa deve ser suficientemente grande, com atenção para garantir a necessária representação do público.

Por exemplo, o uso exclusivo de pesquisas móveis para capturar dados quantitativos provavelmente filtrará desproporcionalmente as pessoas que não estão em painéis móveis, enquanto a realização de pesquisas ligando para telefones fixos provavelmente filtrará desproporcionalmente quase dois terços das famílias que usam inteiramente ou principalmente telefones celulares .

Mas a captura de dados é apenas uma peça do quebra-cabeça da pesquisa quantitativa. Para aproveitá-lo como inteligência de negócios acionável e confiável, ele deve ser organizado, analisado e comunicado aos tomadores de decisão (por exemplo, executivos, membros do conselho, diretores de marketing, líderes de P&D, proprietários de negócios, etc.).

A maioria das organizações – e praticamente todas as pequenas empresas – não tem os recursos, tecnologia ou experiência para fazer isso internamente.

Pesquisa Qualitativa


O objetivo da pesquisa qualitativa é aprofundar a compreensão dos insights sobre a motivação e emoção do cliente. Nesse sentido, se a pesquisa quantitativa é principalmente sobre o “o quê” do comportamento do cliente, a pesquisa qualitativa é sobre o “por quê”.

Essa abordagem pode ser útil para revelar aspectos como por que os clientes gostam ou não gostam de uma marca, por que gostam de um determinado marketing mensagens e não gostar de outras pessoas, e o que motiva o comportamento real do consumidor.

Existem muitas maneiras de conduzir pesquisas de mercado qualitativas, como grupos de discussão, quadros de avisos online e entrevistas em profundidade. Existem vantagens e desvantagens em várias estratégias e táticas, mas moderadores experientes sabem como lidar com cada metodologia para obter resultados ideais.

Como o grupo de entrevistados é menor, é essencial fazer ajustes para evitar preconceitos ou acabar com muitas informações brutas, mas muito pouco insight acionável.

3 perguntas para ajudar a tomar a decisão certa


Além das informações compartilhadas acima, é útil fazer estas três perguntas como parte de um processo de tomada de decisão informado:

  • O objetivo desta pesquisa de mercado é testar uma hipótese ou explorar percepções?

Para testar uma hipótese, a pesquisa quantitativa fornece o tamanho da amostra necessário para descobrir a concordância ou desaprovação. A pesquisa qualitativa pode permitir aprendizagens detalhadas e abertas sobre as percepções sem levar os participantes a uma decisão negra ou branca.

  • Os resultados do estudo devem simplesmente medir as opiniões ou o objetivo é um entendimento profundo de por que os clientes têm certas opiniões?

Para medir opiniões, a pesquisa quantitativa é a escolha certa. Se houver uma compreensão profunda das percepções revelando maneiras conscientes ou mesmo inconscientes de como os indivíduos raciocinam e chegam a suas conclusões sobre um determinado assunto, a pesquisa qualitativa é a melhor aposta.

  • Os principais insights deste estudo serão usados ​​para extrapolar um entendimento sobre um público maior ou algum tipo de mapa da experiência de um participante individual é mais útil?

Se o objetivo é chegar a uma inferência crítica sobre um público maior, então você precisa de uma pesquisa quantitativa. Se o objetivo é mapear as nuances da experiência de um indivíduo, então a pesquisa qualitativa é necessária.

Pesquisa de Mercado Integrada

Normalmente, um esforço de pesquisa de mercado robusto e completo envolve métodos quantitativos e qualitativos, uma vez que ambos oferecem perspectivas valiosas e podem ser combinados para gerar percepções acionáveis.

A combinação certa é baseada nas necessidades exclusivas de tomada de decisões de negócios, impacto desejado, prazo, escopo e orçamento. Não existe uma resposta ou modelo único e a abordagem nunca deve ser baseada no que um pesquisador de mercado ou consultor está familiarizado (ou simplesmente sabe como implementar).

A determinação deve ser baseada apenas no que o negócio exige e no que a integridade do projeto de pesquisa de mercado exige.

SSK Análises – Empresa de Pesquisa de Mercado

Para saber mais, entre em contato com a equipe da SSK Análises – Empresa de Pesquisa de Mercado ainda hoje. Nós o ajudaremos a entender melhor as diferenças e distinções entre pesquisa quantitativa e qualitativa.

Nosso objetivo é guiá-lo para a abordagem ideal para seus objetivos de negócios e necessidades de pesquisa.

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Envie uma mensagem

Nós Respondemos em Até 24h

contatos

Telefone & email

Ligue Agora

+55 11 3192-3880

Whatsapp

+55 11 98442-8128