Pesquisas de Mercado mais utilizadas no mundo dos negócios

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A pesquisa de mercado pode tornar sua empresa mais lucrativa

Empresa de Consultoria de Pesquisa de Mercado

Pesquisa de mercado é a coleta e análise de informações sobre consumidores, concorrentes e a eficácia dos programas de marketing.

Embora a pesquisa de mercado seja crucial para o início de uma empresa, também é útil para empresas estabelecidas aumentarem os lucros. São informações precisas sobre o mercado, o mercado-alvo (clientes) e a concorrência que permitem o desenvolvimento de um plano de marketing de sucesso.

Como as empresas usam a pesquisa de mercado?

Os gestores de empresas usam pesquisas de mercado em b2b para:

  • Determine a viabilidade de um novo negócio. A pesquisa de mercado é um componente essencial de um plano de negócios para empresas iniciantes – se a pesquisa de mercado não indicar uma demanda pelo produto ou serviço, o negócio proposto provavelmente não será viável.
  • Teste o interesse em novos produtos ou serviços para atender às necessidades do cliente.
  • Encontre e desenvolva novos mercados ou expanda os existentes.
  • Monitore as tendências econômicas e da indústria e desenvolva estratégias para adaptar os negócios ao ambiente em mudança.
  • Determine a localização ideal do produto – quando, onde e como um produto ou serviço será distribuído.
  • Melhorar aspectos de seus negócios, como atendimento ao cliente.
  • Monitore a concorrência – verificando os anúncios, sites, campanhas de mídia social dos concorrentes, etc. para ver como eles tentam capturar parte de sua participação no mercado.
  • Desenvolva estratégias competitivas – por exemplo, definindo preços competitivos para produtos ou serviços ou determinando como seus produtos / serviços e atendimento ao cliente se comparam com a concorrência.
  • Desenvolva estratégias ideais de promoção – como passar a mensagem ao mercado-alvo por meio de marcas, publicidade tradicional e / ou mídia social, etc.

Como a pesquisa de mercado é conduzida?

Existem várias maneiras de conduzir a pesquisa de mercado, incluindo:

Prospecção de Clientes:

Prospecção de Clientes – são conduzidas de várias maneiras, incluindo entrevistas on-line, individuais, “Pesquisas de satisfação” e ligações telefônicas.

As pesquisas por telefone tradicionais estão diminuindo devido ao custo e à baixa taxa de resposta (a maioria das pessoas as considera irritantes).

Muitas empresas fornecem um pequeno formulário de feedback do cliente em um local de destaque nas instalações (ou incluem o formulário nas notas fiscais), para que os clientes possam registrar seus comentários.

Leia mais sobre: Prospecção de Clientes

Branding:

Empresas com experiência na web usam sua presença online para conduzir pesquisas de mercado, incentivando o feedback dos clientes em sites de negócios e mídias sociais.

Um pequeno questionário baseado na web sobre seus produtos e serviços é uma maneira simples, barata e eficaz de pesquisar clientes.

Infelizmente, as campanhas de mídia social também podem sair pela culatra, pois as pessoas são estatisticamente mais propensas a postar comentários ou avaliações negativos do que positivos.

Um atendimento deficiente ao cliente e análises negativas de produtos podem levar a críticas generalizadas nas redes sociais e ser desastrosos para as empresas.

Validação de Produto ou Novos Produtos:

Testes de produtos ou estudos de usabilidade – fornecer amostras de novos produtos aos clientes em um ambiente ao vivo e avaliar a resposta pode ser muito eficaz. O feedback direto do cliente pode ser usado para fazer alterações no produto ou determinar o preço ideal.

Os testes de produtos são ideais para empresas como estabelecimentos de serviço de alimentação que desejam testar novos produtos no menu.

Grupos focais – são sessões organizadas com grupos de pessoas onde ocorre um tópico com roteiro ou discussão de perguntas e respostas com um moderador.

Grupos focais:

Os grupos focais podem coletar informações úteis, mas são difíceis de organizar; eles também são um método caro de pesquisa de mercado para pequenas empresas. Os grupos focais são cada vez mais realizados online.

Observação direta:

Observação direta – envolve assistir ou gravar vídeos dos clientes em um ambiente natural para ver como eles respondem às exibições de produtos ou serviços.

Observe que, por motivos de privacidade, a observação direta por vídeo só pode ser conduzida em um ambiente público, a menos que a pessoa pesquisada saiba que o vídeo está sendo gravado.

A observação direta tem vantagens porque, para fins de coleta de informações, o cliente está se comportando naturalmente (em vez de responder de maneira artificial como faria com outro formulário de pesquisa), mas é um método de pesquisa de mercado que consome muito tempo.

Embora seja comum que as empresas contratem empresas de pesquisa de mercado para realizar pesquisas de mercado para elas, é possível que os proprietários de pequenas empresas façam as suas próprias.

Exemplos de mudanças impulsionadas por pesquisas de mercado

McDonald’s

Após vários trimestres de queda nas vendas, os executivos do McDonald’s decidiram em 2015 que grandes mudanças eram necessárias para combater a percepção pública dos produtos do McDonald’s como sendo prejudiciais à saúde.

Com base em pesquisas de mercado, a empresa fez mudanças no cardápio e não vende mais produtos de frango contendo antibióticos humanos ou outros ingredientes, como asfosfatos e maltodextrina.

Outras mudanças incluem a adição de mais opções de saladas e sobremesas mais saudáveis, incluindo fatias de maçã.

Lego

Durante anos, o Lego foi um produto de enorme sucesso entre os meninos, mas era popular apenas com 10% das crianças do sexo feminino.

Em resposta, a Lego conduziu uma enorme campanha de pesquisa de mercado de quatro anos com mais de 3.500 garotas, resultando em uma nova linha de produtos com cores vibrantes e estatuetas diferentes.

Os novos produtos se tornaram um grande sucesso e a proporção de mulheres usuárias de Lego aumentou drasticamente.

SSK Análises – Empresa de Pesquisa de Mercado

Para saber mais, entre em contato com a equipe da SSK Análises – Empresa de Pesquisa de Mercado ainda hoje. Nós o ajudaremos a entender melhor as diferenças e distinções entre pesquisa quantitativa e qualitativa.

Nosso objetivo é guiá-lo para a abordagem ideal para seus objetivos de negócios e necessidades de pesquisa.

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