Por que você deve contratar um consultor? A resposta é que as empresas precisam de habilidades e especialidades em que essas empresas não possuem internamente.
Descubra outras razões para contratar um consultor
Outra razão, e talvez a mais comum, pela qual as empresas contratam consultores é obter acesso a um conjunto de habilidades especializadas que pode não existir internamente. … Mas, graças aos consultores, as empresas podem trazer esse conjunto de habilidades sob demanda, quando necessário.
A maioria dos empresários pensa (e com toda a razão!) que é o maior conhecedor do seu negócio. E único! Porque seu negócio é único e diferente de todos! Imaginar que alguém que não participou da evolução da empresa pode saber “mais” do que ele é quase que inconcebível. E ele tem razão.
Mas, então, por que e quando um consultor é importante e deve ser contratado? Há várias razões para se contratar um consultor. As razões dependem do perfil e situação de cada empresário.
Alguns perfis de empresários candidatos a contratar um consultor são:
Empresário solitário O empresário solitário é aquele que empreende, decide, planeja, executa e, o pior, não tem com quem dividir as responsabilidades e tomadas de decisão.
Em geral, sofre a angústia da solidão e, como não tem contra-ponto às decisões, sempre “está certo”, até dar errado.
Empresário técnico Saber produzir uma peça, manusear um equipamento, elaborar uma fórmula, executar bem um serviço nem sempre é sinônimo de sucesso. Há vários empresários que são especialistas em seus negócios e, por conta disto, empreenderam.
Contudo, um negócio vai além do saber fazer. Administrar um negócio é tão importante quanto o que ele produz ou oferece ao mercado.
Especialista de pesquisa de mercado
Empresários com este perfil sofrem por não saber ou não querer desenvolver tarefas que não não sejam a sua especialidade. Empresário 30 horas Já ouviram a expressão futebolística: “bate o tiro de meta, cruza, faz o gol e bate palma”?.
O empresário 30 horas, ou o concentrador, é o empresário que não tem tempo para nada. Em geral este perfil trabalha a todo o momento e não tem descanso.
São três as principais causas disto:
- Centralizador por característica, tudo tem que passar por suas mãos, até a compra do copinho de café;
- Centralizador desconfiado, não confia nas pessoas para realizar as tarefas;
- Carece de pessoas competentes ao seu lado;
Em todos os casos, o empreendedor não atribui a culpa pelo excesso de trabalho a si mesmo, mas às necessidades e pessoas com as quais trabalham.
Empresário cansado Esgotamento. Há empresários que não possuem mais motivação para empreender. Estão cansados. Literalmente. E não há nada pior para um negócio que a desmotivação. Em muitos casos, a desmotivação vem do cansaço de “lutar” contra os problemas. Todos os dias resolvendo problemas, em geral os mesmos. Nestes casos, o consultor é bem vindo.
As várias vantagens de se contratar um consultor são:
- Dividir as decisões com o outro profissional que possui experiência;
- Ter suporte técnico em áreas onde não tem domínio;
- Auxílio para “pensar” nas estratégias longo prazo;
- Debate sobre os problemas e as possíveis soluções;
- Ter acesso imediato a conhecimento e experiências;
- Organização do negócio para que a empresa não dependa somente do empresário;
O consultor não tem a pretensão e nem ocupa a figura de um sócio. Ele não tem (se não lhe for dado) poder de decisão. Mas ele traz experiências passadas pessoais e de outros negócios que provavelmente sejam parecidas com as quais o empresário está passando no momento.
Mas, com todas estas vantagens, por que a maioria dos empresários rejeitam a ideia do consultor? O principal motivo é que os empresários não conseguem medir os benefícios de um consultor e comparar com o gasto. E estão totalmente certos.
Comprar um serviço de consultoria é comprar uma promessa de serviços e soluções que não se pode medir antes da contratação e execução.
Por tanto, veja algumas características dos consultores na hora da contratação:
- Histórias de sucesso – um consultor se faz com experiências práticas e não canudos e diplomas somente;
- Referências – peças referências do consultor, de clientes satisfeitos;
- Converse com eles sobre como vê os problemas da sua empresa – qual a sua desenvoltura no assunto
- Indicadores e planejamento – qual o planejamento oferecido, quanto investir, qual o índice de sucesso esperado)
Uma frase bem comum de se ouvir é “Estou com problemas e ainda terei que gastar com um consultor? Quando eu melhorar contratarei”.
Quantas vezes ouvimos esta frase que mostra o quanto os consultores não sabe mostrar o benefício dos seus serviços. Certamente esta frase é equivocada, pois se o empresário resolveu os problemas não precisará mais contratar o consultor.
Por outro lado, quanto mais passa o tempo e os problemas persistem, menores são as chances de sucesso e maior será o investimento para recuperar o negócio. A decisão de contratar um consultor depende da atual situação da empresa. Pense nisto!
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