Embora existam muitas decisões a serem tomadas antes de iniciar um negócio próprio, seja ele um micro ou macro empreendimento, a principal delas deve ser a de realizar uma pesquisa de mercado de forma eficiente e clara, basicamente, estudar e levantar dados sobre o mercado para direcionar as suas escolhas.
Leia até o final e entenda o quanto uma pesquisa de mercado poderá impactar o seu negócio de maneira positiva.
Como a pesquisa de mercado vai beneficiar o meu negócio?
Tópicos neste artigo:
A pesquisa mercantológica serve para planejar uma estratégia para a empresa e a partir daí tomar decisões que apenas podem ser tomadas com as respostas de alguns questionamentos, por exemplo, quais são as principais tendências de mercado?
Entender quais as soluções e inovações que os seus concorrentes estão adotando e analisar quais produtos ou serviços que você oferece e que tem maior aprovação pelos seus clientes, são de extrema importância no momento de traçar as suas estratégias, um estudo de mercado contribui para estimular uma cultura de inteligência comercial.
O primeiro passo antes de abrir o seu comércio, é realizar um estudo para ter clareza sobre os principais componentes e necessidades do mercado, como o consumo dos moradores da região, a variedade de produtos, as suas quailidades, valores, entre outras questões.
Somos bombardeados de informações sobre diversos produtos o tempo todo, estão disponíveis em vitrines, redes sociais e televisão uma infinidade de produtos, marcas e serviços.
Então, um empresário que planeja os seus negócios deve possuir conhecimentos esclarecidos para quem deseja orientar as suas vendas e assim organizar o seu marketing.
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Defina o seu objetivo!
Possuir as informações do mercado que está inserido o seu objetivo de venda irá impulsionar o seu negócio e a satisfação dos seus clientes.
Tenha estabelecido o perfil do cliente que compra com frequência o seu produto ou mesmo aquele que não compra mais, porém não possui dívidas com a sua empresa, este será o seu público-alvo e para quem sua venda direcionará.
Faça questionamentos aos seus clientes para entender melhor o seu comportamento de forma presencial ou por ligação via telemarketing. Através da documentação levantada, faça uma tabulação e análise dos dados colhidos.
Principais vantagens da pesquisa de mercado:
- Visão amplificada e estratégica das vendas, o que possibilitará decisões assertivas e fundamentadas;
- Entender e estar por dentro das principais tendencias do mercado;
- Comunicação efetiva com os clientes;
- Melhorias em seu marketing, suas campanhas estarão direcionadas ao público-alvo o que possibilita uma melhor adesão pelo produto ou serviço oferecido;
- Noção das suas vendas por determinados períodos;
- Decisões mais específicas e direcionadas;
Tome Decisões mais Assertivas para a sua empresa!
Quem nunca ouviu a expressão “A propaganda é alma do negócio” ? A pesquisa de mercado, ao coletar os dados do público alvo auxiliará no planejamento das estratégias de gestão e de marketing para a captação e fidelização dos clientes de forma planejada e duradoura.
Em nossos dias, ter um bom relacionamento com o seu próprio cliente é chave fundamental para um empreendedorismo de sucesso, uma vez que é apenas, por meio do estudo mercadológico das condições de vendas e desejos dos seus clientes, tabulação dos dados e a execução de estratégias que o seu negócio poderá ter progresso nas vendas.
Imagina só, iniciar o seu empreendedorismo, mas enfrentar obstáculos que poderiam ser evitados como os preços fora do padrão, alto grau de dificuldade para encontrar clientes e muitas incertezas para as suas ações? Já deu para entender a importância da pesquisa de mercado, não é mesmo?
No entanto, estar antenado as mudanças sociais, sejam elas nacionais ou internacionais, também é importante nas suas vendas.
Um exemplo, é a Pandemia da Covid-19 que trouxe ao Mundo mudanças em diversos aspectos, não diferente mudanças significativas no perfil do consumidor, por isso uma nova pesquisa de mercado deverá ser feita para identificar e traçar novas estratégias, bem como verificar as ações dos seu concorrentes diante da crise causada pela Pandemia.
Assim sendo, os levantamentos feitos em uma pesquisa de mercado é mutável e você deverá sempre estar atento a mudanças sociais que reflitam em suas vendas.
Por fim, coloque o seus planos em prática, estude, planeje e realize para que o seu comércio progrida constantemente, se quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato com a equipe da SSK – Pesquisas Mercadológicas que nós o ajudaremos.
SSK Análises – Empresa de Pesquisa de Mercado
Para saber mais, entre em contato com a equipe da SSK Análises – Empresa de Pesquisa de Mercado ainda hoje. Nós o ajudaremos a entender melhor as diferenças e distinções entre pesquisa quantitativa e qualitativa.
Nosso objetivo é guiá-lo para a abordagem ideal para seus objetivos de negócios e necessidades de pesquisa.