Tipos de Pesquisa de Mercado e por que devo saber?

Tipos de Pesquisa de Mercado

Pesquisa de mercado não há segredo: Para que o seu negócio apresente um bom desempenho, você deverá tabular dados! 

São diversas pesquisas de mercado que nos dizem sobre a importância do levantamento de dados para que empresas possam apresentar um desempenho favorável em suas vendas, estátisticas que comprovam a eficácia da realização de uma pesquisa de mercado para conquistar clientes e impuslsionar as vendas. 

De acordo com o portal Statista, a indústria de dados em massa, em 2022, próximo ano, deverá valer cerca de US$ 70 bilhões. Já a Forrester, nos diz que entre 60% e 73% dos dados disponíveis nas empresas não são aproveitados como deveriam.

Esses dados nos mostram o enorme potencial que é o levantamento de dados e a falha e de muitos empreendimentos que não usam ou não sabem usar destas informações. 

Então, para que você tenha sucesso em seu negócio, leia este texto até o final e descubra todos os tipos de pesquisa de mercado e como elas podem auxiliá-lo. 

Descubra quais são os tipos de pesquisa mais utilizados no mundo dos negócios: 

Uma pesquisa de mercado abrange muitos dados, como a precificação, a qualidade dos produtos ou serviços e expectativas dos clientes ao comprar a sua marca. Por isso, conhecer o seu mercado e quais serão os seus desafios são fundamentais para o sucesso empresarial. Questões estas que só podem ser resolvidas com uma pesquisa de mercado: 

1- Pesquisa Qualitativa e quantitativa: 

Uma pesquisa de mercado quantitativa se refere ao processo de coleta de um grande número de dados, através de pesquisas, questionários e votações. Já a pesquisa de mercado qualitativa abrange descobrir a motivação do cliente através de uma observação atenta tanto de um pequeno grupo ou individual. 

A pesquisa quantitativa tabula os dados estatísticos confiáveis e padronizados para direcionar as principais dúvidas, como se há um mercado em crescimento e forte para o meu produto? Ou o quanto o nosso público-alvo será beneficiado. 

Para ter esses levantamentos quantitativos as empresas usam de pesquisas e questionários, através de perguntas fechadas e assim resultar em insights. O público a ser entrevistado precisa ser de número o suficientemente satisfatório para que as taxas de erro sejam as mínimas possíveis.

Uma vez que poderá haver desproporcionalidade entre os entrevistados, por exemplo o uso exclusivo de pesquisas por e-mail, filtrará pessoas que não leem ou não possuem um endereço de e-mail. Uma pesquisa quantitativa inteligente deverá ser organizada, analisada e comunicada entre todos da empresa para criação de estratégias a partir de então.

Já a pesquisa qualitativa, levantará dados sobre as emoções e motivações do seu público-alvo, de forma resumida, diferente da pesquisa quantitativa que responde “ o que”  sobre o comportamento do cliente, a qualitativa é baseada no “por que”. 

Uma pesquisa de mercado qualitativa pode ser realizada de diversas formas, por meio de pequenos grupos de debates, entrevistas individuais, entre outras.

O obejtivo é revelar as motivações dos clientes comprarem produtos da marca X e não Y, o que atraem em determinado marketing e ainda ter a percepção do real comportamento do consumidor. 

Pesquisa Quantitativa-qualitativa: 

Uma pesquisa de mercado completa envolve ambos os métodos de pesquisa, qualitativo e quantitativo. A combinação das duas formas de pesquisa oferecem ganhos a empresa no que se refere ao levantamento de dados, como melhorias nas tomadas de decisões, impacto almejado, prazo e orçamentos. 

Pesquisa Descritiva:

A pesquisa descritiva faz parte da categoria de pesquisa de mercado online, em que o cliente expressa a sua opinião em comentários sobre o produto ou serviços, deixando elogios e reclamações.

A partir de então, torna-se possível definir o tipo de resposta que o cliente está procurando e traçar melhorias para a empresa. A pesquisa de mercado descritiva poderá ser feita em plataformas de pesquisa de mercado, através de WhatsApp, ou ainda, por meio de conversas no Facebook e Instagram.

Pesquisa Exploratória: 

O principal objetivo da pesquisa exploratória é oferecer ideias a serem trabalhadas, por isso funciona como a etapa inicial de um estudo.

Diferente das demais, este tipo de pesquisa possui uma face mais livre, ou seja, não há limitação de dados a serem descobertos, uma vez que todas informações são pertinentes e significam valiosos dados para enriquecer o próximo passo.

Então, os questionários são mais flexíveis e ficam a critério de quem irá formulá-lo e não se deve esperar por dados estatísticos, pois funcionará apenas como base para as próximas pesquisas, um tipo de insights. 

Já falamos sobre os métodos qualitativos, eles basicamente são considerados, de forma simplificada, como métodos exploratórios no mercado. 

De forma resumida, quando iniciamos uma pesquisa de mercado, primordialmente deverá ser feito uma pesquisa exploratória para que as ideias surjam, em seguida uma pesquisa descritiva para levantamento de dados estatísticos, e assim, uma pesquisa explicativa para as relações de causa-efeito. 

É claro, que isso não é uma regra e nem sempre as pesquisas qualitativas estão associadas diretamente a exploratórias, há técnicas em que as qualitativas fazem parte de uma etapa posterior à pesquisa exploratória num estudo, por exemplo naquelas em que a função é mais de confirmação do que de descoberta. 

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Pesquisa explicativa: 

A pesquisa explicativa tem o objetivo de demonstrar o porquê ou de que forma algo poderá acontecer. Uma relação de causa e efeito que foi observado a partir de uma manutenção de determinada variável e da manipulação de outras variáveis.

Basicamente, são oferecidos aos pesquisados uma suposição diferente da realidade que foi manipulada pelos pesquisadores.

Agora que já você conhece os principais tipos de pesquisa de mercado, você sente-se apto para sua próxima pesquisa de mercado? Encoraje-se!

As respostas de suas pesquisas pode ser o que você estava precisando para tornar-se um empreendedor de sucesso, conte conosco, se quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato com a equipe da SSK que nós o ajudaremos.

SSK Análises – Empresa de Pesquisa de Mercado

Para saber mais, entre em contato com a equipe da SSK Análises – Empresa de Pesquisa de Mercado ainda hoje. Nós o ajudaremos a entender melhor as diferenças e distinções entre pesquisa quantitativa e qualitativa.

Nosso objetivo é guiá-lo para a abordagem ideal para seus objetivos de negócios e necessidades de pesquisa.

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