Pesquisa de Mercado – B2B

Pesquisa de Mercado – B2B

Pesquisa de Mercado – B2B

Pesquisa de mercado é uma poderosa ferramenta para auxiliar na tomada de decisão. E a aplicação desta ferramenta é possível em praticamente em todos os segmentos e para todos os negócios.

Muito popularizada, especialmente em relação a produtos de consumo, a pesquisa de mercado oferece inúmeras informações as quais não são encontradas facilmente, quer seja na empresa, quer seja disponível para consulta. O exemplo abaixo demonstra bem um formato de pesquisa de mercado, a qual pode ser também chamada de inteligência de mercado.

Necessidade do Cliente

Em um processo de compra navios por uma empresa multinacional, o cliente desejava saber qual o perfil de um determinado equipamento era o preferido e qual o fornecedor com maior probabilidade de sucesso, considerando que só era acessível à licitação os construtores.

Os construtores, por sua vez, guardavam as informações estratégicas a fim de serem mais competitivos na licitação. Portanto, também não havia interesse deles em divulgas qualquer informação ou intenção de uso de quaisquer equipamentos.

Resultado

Para obter as informações necessárias para nosso cliente, utilizamos mais de uma metodologia de pesquisa. Através de uma série de entrevistas com diversos participantes do mercado, formadores de opinião e até com a equipe técnica do cliente, busca de informações disponíveis e cruzamentos delas, conseguimos identificar o modelo do equipamento preferido e qual o fornecedor mais indicado diante das necessidade

Voltar

[top]

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>