A crise causada pelo vírus da COVID não é a primeira que o mundo experimentou, nem a última.
Diante de várias crises, as empresas têm buscado e conseguido (nem todas) encontrar meios de driblarem a situação e encontrarem caminhos para se manterem e crescerem.
Pois bem! Estamos diante de um novo desafio. De manter e crescer num cenário de incertezas, do tempo que a pandemia durará, das diversas e efêmeras regras que os governantes impõem a todos.
Apesar do crescimento das ferramentas digitais e do “novo” normal, algumas estratégias de mercado me parecem atuais ainda.
Em 1981, Igor Ansoff apresentou a MATRIZ DE ANSOFF, onde propõe 4 estratégias possíveis. Considerando o mercado (novo e atual) e o produto/serviço (novo o atual), as empresas podem optar por:
- Penetração de mercado – buscar fatia do mercado em que atua com o produto/serviço atual
- Desenvolvimento de mercado – buscar novos mercados para o produto/serviço atual
- Desenvolvimento de produtos – oferecer novos produtos/serviços no mercado em que atua
- Diversificação – novos produtos/serviços para novos mercados.
Outra estratégia apresentada ao mercado por W. Chan Kim e Reneé Mauborgne é a de Oceano Azul. Esta estratégia anuncia que, ao invés de em mercados já competitivos (oceano vermelho), as empresas devem buscar acessar mercados inexplorados (oceano azul).
Apesar da necessidade de foco (e quando digo foco quero dizer atenção e investimento), uma empresa poderá atuar em mais de uma estratégia.
Na minha empresa tenho recebido várias solicitações de estudos de mercado para compreender o mercado em atuam. Parece-me, então, que as empresas estão se buscando a estratégia de penetração de mercado.
Como definir uma estratégia de mercado para a empresa?
Para definir a ou as melhores estratégias depende da competitividade de cada empresa.
E por competitividade podemos entender:
Tópicos neste artigo:
- Olhando para dentro da empresa: recursos humanos e financeiros, tecnologias disponíveis, capacidade de distribuição, agilidade para mudanças, cultura empresarial
- Olhando para o mercado: nível de competitividade dos produtos/serviços frente aos concorrentes, capacidade de superar os concorrentes, processo de escolha de fornecedor/produto/serviço pelos clientes, posicionamento de marca, Pricing.
Para definir qual ou quais estratégias são mais adequadas à empresa, é necessário ter informações sobre o mercado, seja ele o atual, seja ele o novo. Os estudos de mercado são ferramentas essenciais para tomadas de decisão.
São pelo menos dois motivos para que os estudos de mercado sejam utilizados. O primeiro, mais óbvio, é ter informações para tomada de decisão. É necessário mapear as forças competitivas (Porter, 1979).
O segundo motivo é que as informações internas somente podem ser viesadas. Normalmente as percepções internas podem ser contaminadas pelo histórico da própria empresa ou pela cultura de realizar algo da mesma forma.
Assim, seja em momentos de crise ou não, pensar na estratégia da empresa é uma tarefa que deve ser inserida no dia a dia das empresas. O mundo muda constantemente e devemos estar preparados para as mudanças.
Quais as estratégias de mercado que sua empresa tem adotado?
Como ela obtém informações? Comente!
Abraço!
SSK Análises – Empresa de Pesquisa de Mercado
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