Você sabe o que é Pesquisa de Mercado?

imagem de formulário para pesquisa de mercado
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A expressão “Pesquisa de Mercado” está no vocabulário de empreendedores dos diversos ramos, ela significa, basicamente, uma importante ferramenta de guia para que empresários e administradores possam criar estratégias de vendas e potencializar o seu negócio.

Através de uma visão geral e amplificada de todos os fatores que imapctariam na performancedo empreendimento, o empresário poderá expandir e inovar, ou ainda: 

  1. Aprender mais sobre o perfil do cliente, através de uma pesquisa de mercado, você poderá ter uma noção esclarecida do seu público alvo, por exemplo: gênero, faixa etária, escolaridade e renda. Com essa informação o seu marketing poderá ser melhor direcionado em suas campanhas.

  2. Conhecer as estratégias dos concorrentes, bem como analisar as suas falhas e acertos. Quais são as inovações dos meus concorrentes? Quais são os produtos que estão sendo mais vendidos pelos concorrentes? Respostas extremamente importantes para organizar as suas ações. 

  3. Perceber o dimensionamento do mercado.

  4. Estar por dentro das novas tendências.

  5. Juntar todas as informações que possam acrescentar melhoria aos negócios.
    A pesquisa de mercado é passo fundamental para identificar as demandas até mesmo em outras regiões, uma oportunidade de expansão do seu negócio e abertura de franquias para alcançar novos clientes

Mas como fazer uma Pesquisa de Mercado?

Infelizmente não há uma receita pronta para fazer uma Pesquisa de Mercado, mas a boa notícia é que existem técnicas altamente eficientes para alcançar os obejtivos como as que vamos conversar aqui.

O empreendedor poderá utilizar de fontes de dados primários, ou seja, dados que ele mesmo vai coletar, ou ainda, poderá se beneficiar de fontes de dados secundários, já sistematizados por outros, por exemplo as instituições de pesquisas ou dados fornecidos por governos e organizações correlacionadas aos negócios. 

Além disso, separamos mais algumas técnicas: 

Como fazer uma pesquisa de mercado em sete técnicas?

  1. Defina o público-alvo e quais são os objetivos da pesquisa de mercado. Planeje a real necessidade e as razões que o motivaram a fazer. 
  2. A definição da coleta de dados também é uma técnica fundamental, através dela é possível definir a melhor forma de levantar os dados da pesquisa. 
  3. Uma pergunta crucial para a definição do método de pesquisa é: Pensando em meus objetivos, qual deverá ser o tipo de pesquisa mais adequado?
  4. A definição da amostra deverá ser feita com o intuito de conhecer o tamanho do público a ser pesquisado
  5. Elaborar os instrumentos de pesquisa é imprescindível, como questionários e roteiros
  6. Você deverá organizar todos os dados para facilitar o estudo do mercado
  7. Faça um relatório final para que possa analisar todos os dados obtidos durante a pesquisa de mercado e então adotar as melhores decisões para o benefício do seu negócio.

Para uma pesquisa de mercado há os seus objetivos e eles são divididos em duas categorias que falaremos a seguir: 

1- Objetivo primário: O objetivo primário também pode ser chamado de objetivo básico do projeto de pesquisa. Resumidamente, é o que responde a dúvida do cliente e dá a resolução aos problemas apresentados.

2- O objetivo secundário: Já quando nos referimos aos objetivos secundários, sabemos que será todas as informações que solucionarão os objetivos primários.

Vamos tentar entender os principais objetivos de pesquisa de mercado através de um exemplo simples: 

Temos definido um problema, que será a necessidade da implementação de vendas on-line de bolos, o objetivo primário da pesquisa deverá verificar a viabilidade da implantação deste sistema de vendas para os bolos confeccionados para aniversários. 

Definido o obejtivo primário, pensaremos  nos objetivos secundários que serão:

1- Identificar empresas concorrentes que atuam na venda on-line de bolos na região.

2- Analisar e estudar os preços das empresas concorrentes.

3- Verificar o perfil dos principais compradores de bolos para aniversários, bem como pesquisar os principais concorrentes.

4- Estudar os aspectos positivos e negativos desse tipo de venda, ou seja, on-line. 

5- Analisar a satisfação e a aceitação dos clientes.

Qual a importância da pesquisa mercadológica?

Preços fora do padrão, dificuldade de conquistar os clientes e incertezas na hora de alguma decisão, são consequencias na vida empresarial de quem não faz uma pesquisa de mercado.

Dessa forma, podemos entender que a pesquisa de mercado é a melhor forma de conhecer o seu público, fator base de um empreendimento de sucesso.

As principais informações das estratégias de vendas, como a precificação dos produtos, o marketing e a o estudo do mercado, são os beneficios conquistados através de uma pesquisa eficiente. 

Conhecer as suas condições de venda, como os desejos do seu cliente e as ações dos seus concorentes torna-se as suas decisões mais precisas e as suas chances de aperfeiçoar o seu comércio bem mais eficazes. 

No entanto estar atento as mudanças sociais e o cenário nacional e internacional também deverá ser priorizado, um exemplo é a Pandemia do Covid-19 que alterou as relações comercias, como hábitos, prioridades e costumes nos diversos setores.

Engana-se quem pensa que iniciar um novo comércio não exigirá estudos, para implementar e executar ideias para seguir um caminho mais assertivo é imprescendível um estudo mercantológico. 

Depois de todas essas informações, ficou mais simples entender a importância de uma pesquisa de mercado para gerar lucros e alavancar as suas vendas, certo?

Mas se quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato com a equipe da SSK que nós o ajudaremos.

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