Um bom motivo para investir em Pesquisa de Mercado

08/01/2015

Pesquisa de Mercado – O Valor Econômico de hoje apresenta uma matéria sobre a perda de fôlego do mercado imobiliário em Santos.

Em resumo, a matéria diz que as construtoras enfrentam alta de estoque de empreendimento, em especial de apartamentos mais caros com 3 e 4 dormitórios.

A taxa de unidades prontas e não vendidas chegou a 42% em 3 dormitórios e 73% em 4 dormitórios, quando uma taxa de 10% já é considerada alta. 

A Matéria segue dizendo que a indústria superestimou a cidade devido ao anúncio do pré-sal e a criação de uma unidade de negócios da Petrobrás na cidade em 2006.

Não é preciso explicar os prejuízos que as empresas terão e como se equivocaram na aposta. Uma frase do artigo me chamou a atenção:

“‘As empresas vieram de São Paulo sem conhecer a região, com a ideia do pré-sal. O pré-sal não aconteceu e nem vai acontecer em Santos. A cidade ficou apenas com uma gerência administrativa.

Não tem base de transporte; não tem a base logística; e não tem estaleiro’, diz José Teixeira, proprietário da construtora Macuco, de Santos”. Outra afirmação me chama a atenção: “‘Foi uma sequência de erros por falta de informações.

Não adianta fazer apartamento de quatro suítes de um por andar na Ponta da Praia’, afirma Carlos Ferreira, delegado regional do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santos, referindo-se a um dos bairros de Santos”.

De fato, vemos com frequência empresas tomando decisões sem as devidas preocupações em avaliar o potencial do mercado ou mesmo as ações da concorrência.

As justificativas para isto são de que o valor investido em informação poderia ser utilizado já nas ações. Isto é, partem do pressuposto de que já possuem todas as informações necessárias para tomar a decisão.

Mas, e é muito comum, as informações que as empresas possuem são enviesadas por:

  1. Falta ou desorganização das de mais informações que possuem;
  2. Interesses de grupos ou pessoas acima do objetivo da empresa;
  3. Arrogância – muitos acreditam que, por estarem no mercado, sabem tudo;

Percebemos também que a maioria das empresas que não buscam informações estruturadas para tomada de decisão também não planejam suas ações sem estratégias de mercado.

Uma decisão de investimento, ou a entrada num mercado, ou ainda na busca de expansão da participação de mercado exige um planejamento para que o dinheiro e esforço investido não seja em vão.

As informações mais relevantes para uma tomada de decisão são:

Potencial de Mercado

  • Tamanho do mercado
  • Tendências de mercado
  • Visão do mercado sob a ótica dos principais competidores e clientes.

Análise de Competitividade

  • Quem são os concorrentes
  • Como atuam no mercado
  • Quais suas políticas de preços
  • Qual a sua estrutura comercial
  • Que produtos e serviços oferecem
  • Como os clientes avaliam os fornecedores
  • Como sua empresa é vista pelos clientes
  • Como sua empresa está sendo vista, em relação aos seus concorrentes.


Quais estratégias de mercado utilizadas pelos concorrentes?

O que os clientes desejam dos fornecedores

Como disse antes, muitas empresas enxergam o investimento em informação como despesa e acabam entendendo que o custo é muito e preferem o risco.

Bem, antes de tudo, é bom esclarecer que um estudo representa, dependendo do projeto, meno de 1% do investimento total.

Porém, ainda que fosse 5% do custo do total do investimento, é melhor perder 5% que 100%. E este foi  ocaso de Santos. Se as empresas tivessem investido em conhecimento e informação antes do avanço ao mercado, teriam perdido menos.

SSK Análises – Empresa de Pesquisa de Mercado

Para saber mais, entre em contato com a equipe da SSK Análises – Empresa de Pesquisa de Mercado ainda hoje. Nós o ajudaremos a entender melhor as diferenças e distinções entre pesquisa quantitativa e qualitativa.

Nosso objetivo é guiá-lo para a abordagem ideal para seus objetivos de negócios e necessidades de pesquisa.

Gerson Christensen – CEO da SSK Análises

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