Consultoria Pesquisa de Mercado; Quais Benefícios?

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Atualmente, com o desenvolvimento cada vez mais rápido de diversos setores e segmentos, é perceptível que boa parte dos empreendedores estão buscando inovar em suas empresas para que seus serviços sejam mais reconhecidos e valorizados.

Nessa jornada, muitas inseguranças podem aparecer, então nada melhor do que recorrer a uma consultoria de pesquisa de mercado.

O estudo sobre essa área pode ser o diferencial da sua empresa e fazer com que você tenha uma gestão competente e que prolongue a vida útil do seu investimento. Além disso, também contribui para o desenvolvimento saudável, orgânico e promissor do seu empreendimento. 

Essa consultoria te localiza de forma muito mais objetiva sobre o seu nicho e permite que você disponha de insumos valiosos para o seu público-alvo e para a própria equipe que trabalha com você. Assim, entender sobre o que se trata esse serviço e como implementar no seu gerenciamento empresarial, 

é um passo de extrema importância em direção ao sucesso! 

O que é consultoria de pesquisa de mercado?

Primeiramente, nada mais justo do que começar a entender o que é uma consultoria de pesquisa de mercado. Afinal, a definição do termo fará com que a compreensão seja muito mais facilitada.

Portanto, essa consultoria consiste em um estudo que procura compreender a posição de uma empresa no mercado. 

Essa posição citada é fundamental para que você, empreendedor, saiba exatamente onde deve focar nas suas vendas e investimentos.

Desse modo, para ficar ainda mais claro a atuação da pesquisa, pense na seguinte hipótese: quando uma empresa quer lançar um novo produto, bem como uma campanha de marketing de um serviço novo ou não, a análise, que já terá sido feita pela consultoria de pesquisa de mercado, será mais do que útil, ela será o seu ponto de partida! 

Isso porque, ao ter realizado o processo de consultoria, os dados mais importantes sobre o seu segmento e, também, como a concorrência do seu mercado se comporta, tem o poder de potencializar o sucesso da ação de marketing. 

Sendo assim, em suma, a pesquisa de mercado tem como principal objetivo reunir dados relevantes e estratégicos que serão usados para o planejamento eficiente de planos de ação. Estes serão mais efetivos para a realidade que a sua empresa se encontra. 

E não pense que para por aí!

Os benefícios são diversos, confira abaixo:

  • Consegue compreender melhor o seu consumidor principal e transformar clientes indecisos em clientes fiéis; 
  • É capaz de auxiliar a sua empresa e criar um diferencial competitivo ainda maior; ● Melhora os processos de empreendimento do espaço; 
  • Leva em conta a satisfação dos clientes e os feedbacks, para que isso sirva de material para avançar em melhorias; 
  • Contribui para que o empreendedor perceba oportunidades de evolução no mercado de forma mais prática; 
  • Cria-se uma gestão empresarial mais consistente. 

A consultoria de pesquisa de mercado é a melhor forma de trilhar um caminho com o menor número de brechas possíveis para falhas futuras ou frustrações posteriores. Traçando, assim, juntamente com o empreendedor, uma imagem consistente da sua empresa e dos seus clientes, os dados serão satisfatórios a curto e longo prazo, 

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Etapas de uma consultoria de mercado

Etapas de consultoria de pesquisa de mercado 

Como o próprio nome sugere, uma consultoria de pesquisa de imagem é uma análise de dados e, esta, por sua vez, é feita a partir de alguns pontos e informações que são chaves para trilhar um perfil consistente e completo. Dentre esses pontos, os principais são: 

  • Analisar a relação dos clientes com a marca; 
  • Observar e reunir informações dos processos realizados pela concorrência, como o tipo de público-alvo e as estratégias utilizadas por terceiros; 
  • Coletar dados sobre os últimos acontecimentos da empresa – vendas e faturamentos, por exemplo – e como o desempenho está acontecendo, isto é, se está em ascensão; 
  • Estudar quais estratégias estão sendo incorporadas para prospecção de clientes e se elas estão sendo válidas e produtivas. 

Estes são alguns dos tópicos que a consultoria de pesquisa de mercado avalia e segue. Contudo, como cada caso empresarial é extremamente único, a pesquisa de mercado também é fragmentada.

Como assim? Bom, existem alguns tipos de consultoria, que visam focar em pontos estratégicos conforme às necessidades daquele empreendedor. 

Logo, o profissional responsável pela avaliação deve ter uma escuta ativa para compreender quais áreas são mais produtivas de receberem atenção e, por meio disso, incrementar a melhor vertente de pesquisa de mercado. 

Geralmente, são divididas entre: pesquisa de satisfação do cliente; pesquisa de hábitos de consumo; pesquisa de imagem de marca; pesquisa de teste de campanha e pesquisa com colaboradores. Portanto, escolher uma delas também se faz importante.

Valor de uma consultoria de pesquisa de mercado 

Por fim, uma das principais dúvidas para aqueles que buscam uma consultoria de pesquisa de mercado, é com relação ao dinheiro, isto é, quanto custará a técnica. É preciso lembrar que tudo parte de um investimento, então, é preciso se planejar para aplicar um diferencial em seus serviços. Após investir, a ideia é a de que esse valor seja restabelecido a partir dos lucros e benefícios gerados. 

De modo geral, estimar valores depende muito da sua escolha com relação a quem irá te auxiliar nesta tarefa. Por isso, o ideal é que você busque mais de um orçamento em empresas que são referências no mercado e que possuem boas avaliações e feedbacks de clientes antigos. 

O valor pode variar muito de um local para o outro, mas é importante que você busque profissionais capacitados no ramo e que sejam especialistas nessas pesquisas de mercado

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No entanto, o aconselhado é que você nunca opte pelo mais em conta somente pelo preço ser mais acessível, já que, como dito antes, o investimento será uma forma de alavancar ainda mais seus resultados, e o barato pode acabar saindo caro! 

O seu diferencial pode estar em várias tomadas de atitudes, mas buscar quem entende do assunto com certeza te colocará à frente nos seus resultados.

Esperamos que tenha entendido sobre consultoria de pesquisa de mercado e que você possa ter mais êxito em seus empreendimentos a partir de hoje! Para saber mais, não deixe de conferir outros artigos em nosso blog que são preparados exclusivamente para você.

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SSK Análises – Consultoria de Pesquisa de Mercado

Para saber mais, entre em contato com a equipe da SSK Análises – Empresa de Pesquisa de Mercado ainda hoje.

Nós o ajudaremos a entender melhor as diferenças e distinções entre pesquisa quantitativa e qualitativa. Nosso objetivo é guiá-lo para a abordagem ideal para seus objetivos de negócios e necessidades de pesquisa.

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